quarta-feira, 5 de outubro de 2011

. Biografia do Capitão Américo Ferereira de Melo

O LENDÁRIO CAPITÃO AMÉRICO




Em 1882 Brejão era uma Vila pequena, Américo Ferreira de Melo era um homem novo, mas já morava nesta Vila. Em 1900 ele passou a ser Delegado nomeado pelo Dr. Jardim.
Certo dia o capitão sonhou que próximo a um pé de pitomba que havia por trás da Vila, estava enterrada uma cruz. No outro dia encucado ele chamou sua gente e foi ao local, encontraram a terra rachada e acharam estranho, então curiosos começaram a cavar e encontraram a cruz. Capitão Américo foi chamar o Bispo em Garanhuns e retiraram a cruz e a colocaram na igreja, o bispo a benzeu e denominou a Vila de Brejão de Santa Cruz. Todos os domingos ele mandava buscar o padre para celebrar a missa. Em 1906, no domingo quando terminou a missa, o padre foi almoçar na casa do Capitão, ele havia deixado o cavalo amarrado por trás da igreja. Idalino, filho do capitão foi dá uma olhada no cavalo e qual não foi a sua surpresa, pois não havia cavalo algum, chegou espantando e disse: Roubaram o cavalo. Américo ficou aperreado e chamou o Tenente Venâncio que era um grande rastreador e disse vá em busca do ladrão e o tenente disse só não garanto chegar apressado, então disse Américo: venha quando puder, mas venha com o ladrão. O Tenente Venâncio viajou por dois dias e chegou com o ladrão. O Capitão perguntou ao ladrão porque você fez isto? me faltou com respeito. Mas muito generoso perguntou se o ladrão estava com fome e mandou preparar uma janta reforçada, o pobre coitado foi comer e morreu engasgado com um osso. E foi este o começo da perseguição dos ladrões, pois era um justiceiro, e não suportava ladrões, mas a sua maneira de resolver as coisas não agradava a alguns fazendeiros e foi muito perseguido.
Muitas famílias foram chegando a Vila como o marinheiro Albino Moreira da Costa, grande fazendeiro que criou a família Joaquim Moreira da Costa, Antonio moreira da costa, Francisco Moreira da Costa, depois veio o português Joaquim Simão dos Santos Figueira, pai de Francisco Simão dos Santos figueira, Dr. Antonio Figueira, Dr.João figueira, Dr. alves Figueira, Dr. Fernando Figueira e D. maria de Lurdes sua genitora, mãe de D. Alice Figueira. Na Fazenda Vista Alegre Albino Moreira, na Fazenda Cajazeira a dividir com a Cabaceira de Dr. Gelo, a mãe do Dr. Godofredo de Barros, na Fazenda brasileira o Coronel Júlio Brasileiro, alí segue a encontrar a Fazenda do Coronel José de barros, seguindo pelo Riacho Seco chegamos até a Baixa da Lama onde encontramos os Herculanos, os Dias, os Augustos, os Muxileiros, todos eram parentes do Capitão Américo.
O Capitão Antonio Lopes, o Capitão João Capucena, Capitão Isaque de Macedo, Capitão Augusto Pinto, Augustinho de Gões, José Custódio das Neves, todos eles lutaram muito para acabar com Américo, mas não conseguiram.
Os métodos que ele usava como justiceiro amedrontaram até Lampião, que mandou avisar que o povo de Brejão arranjasse 20 contos de réis que ele estava vindo e o capitão disse que ele podia vir, que o estava esperando, sabendo o cangaceiro da fama de Brejão e dos muitos capangas do capitão passou para Bom Conselho, não quis encarar O Capitão Américo.
Em 1887 pegou a patente de Capitão da guarda Nacional. Foi o Fundador desta cidade de Brejão. Faleceu em 12 de fevereiro de 1942 com 99 anos.

Relatos feitos por Manoel Ferreira de Melo nascido em 17/04/1896(primo do capitão)
Entrevista concedida ao meu saudoso e amigo Gerson Alves dos Santos em 1990.

10 comentários:

  1. Boa noite,
    Quero dar os parabéns pelo blog "Fatos e Fotos", que resgata a importância da história dos cidadãos e seu municipio.
    Lendo a biografia do Capitão Americo, recordei está história atraves das palavras do meu falecido pai "Amabilio Ferreira de Azevedo" como também sobre seu avô capitão Agostinho Ferreira Belo-Brejão/PE, o qual não tenho muitas informações e gostaria de poder conhecer.
    Poderia me auxiliar está pesquisa genealógica.
    Agradeço sua atenção e aguardo retorno.
    Douglas J. Azevedo
    prof.Turismo,História e Geografia
    Guarujá-SP
    dougjazevedo@gmail.com
    dougjazevedo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma foto de família que acredito ser dele...
      Até onde sei, ele é meu bisavô...

      Erivaldo Matos
      e.matos-cont@hotmail.com

      Excluir
    2. É um prazer saber que ele era seu bisavô, espero que vc possa me dá mais dados de sua família, beijos!

      Excluir
  3. Gostaria de reafirmar minhas observações feitas neste blog e aguardo algum contato sobre possíveis informações sobre a genealogia familiar.
    Douglas J. Azevedo
    prof.Turismo,História e Geografia
    Guarujá-SP
    dougjazevedo@gmail.com
    dougjazevedo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu prezado Douglas, me perdoe, por não lhe dá uma resposta anteriormente, mas eu não esqueci o seu caso e vou me informar para vê se descubro algo sobre sua família. Brevemente entrarei em contato. Obrigada pelo carinho, mas este blog foi criado mesmo com o fim de resgatar as nossas memórias.

      Excluir
  4. Parabéns, por este relato Heroico. Amei por saber um pouco das minhas raízes...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho, fico feliz de contribuir de alguma forma para a história da nossa gente. Este trabalho foi feito em parceria com o meu amigo inesquecível Gerson Alves dos Santos

    ResponderExcluir
  6. OLA
    PODERIA ME INFORMAR SE CONSEGUE ENCONTRAR UMA FAMILIA
    DE SEU ANTONIO JOSE DA COSTA E JOVELINA MARIA DA CONCEICAO
    ELES TEM FILHOS COM NOME DE MARIA ADILIA DA COSTA,BIA,MARIA,ABILIO ,JOVELINO E ABILIO,
    MINHA VO SAIU PEQUENA DA CIDADE E NAO TEVE CONTATO COM OS IRMAOS ,ELA HOJE TEM 95 ANOS ESTA BEM DE SAUDE ,

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Meu Bisavô se chamava Américo Jose de Melo. So que nao temos muitas notícias da historia dele. Voces sabe me dizer se o Capitão Americo casou com Emilia alves de melo. Meu email marcones.chaves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir